Linha Matemática de Murrey X

O conceito deste sistema de análise técnica foi desenvolvido por T. Henning Murrey em 1995 e descrito no Sistema de Negociação Matemático Murrey; Para Todos os Mercados. O principal conceito aqui é que todos os mercados se comportam da mesma forma com base nas observações feitas por W.D. Gann, foi a criação de um sistema de geometria que pode ser usada para descrever a cotação por movimentos no tempo.  Isso facilita o uso da geometria Gann visto que suas técnicas têm sido consideradas como complexas e difíceis de implementar.

Sem querer entrar no mérito do sistema em si, pois consideramos bastante difícil de explicar apenas escrevendo. Caso haja interesse, pode se pesquisar por Murrey Math por aí que se acha bastante informações.

O que queremos apresentar, a nível mais profundo, são as chamadas linhas de Murrey, que no nosso mercado podem ser interpretadas como simplesmente pontos de pivot, e em cima dessas linhas confirmar algum sinal de reversão de tendência ou de continuação do movimento primário.

Como já dito antes, a matemática por trás não é das mais simples e se usa o conceito de fractal, ou seja, o todo está representado em uma única parte e vice versa. Para os fãs de Gann, vale a pena o estudo.

Primeiramente o óbvio. Quando o mercado está muito esticado para qualquer lado, há uma boa chance de reversão, pelo menos em um curto prazo, e especialmente se houver confirmação de outros indicadores.

Até o momento, a Linha Matemática de Murrey X é um dos métodos mais populares de análise e negociação de Forex.

Fórmula

A Linha Matemática de Murrey X é calculado com a ajuda do segmento de movimento de preços, que, 
de acordo com Gann, é dividido em nove seções. Assim, o indicador faz nove níveis na proporção de

0%, 12.5%, 25%, 37.5%, 50%. 62.5%, 75%. 87.5% e 100%.

Uso na negociação

A Linha Matemática de Murrey X é um indicador complexo que pode ser aplicado independentemente ou em conjunto com outros métodos de análise técnica. Tornou-se popular na Rússia.

O indicador contém várias linhas de 0/8 a 8/8. Cada linha tem suas próprias condições de funcionamento. Algumas delas funcionam como pontos de suporte e resistência dos preços e os outros como um ímãs para preço.

Linha 1/8. Esta é uma linha fraca. Se um preço diminui muito rapidamente e pára perto dessa linha, existe uma alta possibilidade de que ele irá reverter para cima. Se o preço não pára de perto dessa linha, ele continuará movendo-se para a linha 0/8.

Linhas 2/8 e 6/8. Estas duas linhas são níveis muito fortes de suporte e resistência e são inferiores apenas a linha 4/8 na sua capacidade de reverter o movimento de preços.

Linha 3/8. Se o preço está abaixo desta linha e vai para cima, vai ser difícil para ele quebrar este nível. Se o preço atinge o nível de 3/8 e permanece lá por duas semanas de negociação, então vai ficar acima da linha e passar algum tempo em movimento no corredor 3/8-5/8.

Linha 4/8. Esta é uma linha chave que fornece o melhor suporte ou resistência.

Linha 5/8. Se o preço se move em torno da linha 5/8 e fica perto desta linha por cerca de duas semanas de negociação, então o melhor nível de venda é entre as linhas 3/8 e 5/8 linhas. No caso de o preço cair abaixo da linha de 5/8, ele provavelmente vai cair ainda mais até o próximo nível de resistência.

Linha 7/8. Este é o mais fraco nível de resistência/suporte. Se um preço desliza muito rápido e pára neste nível, é provável que reverta para baixo. No caso de um preço não parar perto da linha, ele irá mover-se para a linha 8/8.

Linhas 8/8 e 0/8. Estes são os níveis mais fortes pois oferecem grande resistência e suporte.