O indicador de índice de fluxo de dinheiro (MFI) é uma ferramenta usada na análise técnica para medir a pressão de compra e venda. Isso é feito através da análise de preço e volume.

O cálculo da MFI gera um valor que é traçado como uma linha que se move dentro de um intervalo de 0-100, tornando-se um oscilador. Quando o MFI aumenta, isso indica um aumento na pressão de compra. Quando isso cai, isso indica um aumento na pressão de venda. O Índice de fluxo de dinheiro pode gerar vários sinais, principalmente; condições de sobrecompra e sobrevenda, divergências e falha de movimentos.

Historia

Criado por Gene Quong e Avrum Soudack, MFI também é conhecido como RSI ponderado por volume. A MFI começa com o preço típico de cada período. O fluxo de dinheiro é positivo quando o preço típico sobe (pressão de compra) e negativo quando o preço típico cai (pressão de venda).

Calculo

Existem quatro etapas separadas para calcular o índice de fluxo de dinheiro. O exemplo a seguir é para uma MFI de 14 períodos:

1. Calcular o preço típico
   (High + Low + Close) / 3 = Typical Price

2.  Calcular o fluxo de dinheiro bruto
   Typical Price x Volume = Raw Money Flow

3. Calcular o rácio de fluxo monetário
   (14 Period Positive Money Flow) / (14 Period Negative Money Flow)

 -O Fluxo monetário positivo é calculado somando o fluxo monetário de todos os dias no período em que o preço típico é superior ao período anterior.
    O fluxo monetário negativo é calculado pela soma do fluxo monetário de todos os dias do período em que o preço típico é inferior ao período anterior.

4. Calcular o índice de fluxo de dinheiro.
   100 - 100/(1 + Money Flow Ratio) = Money Flow Index)

 

Como utilizar?

O Índice de Fluxo de Dinheiro ajuda o investir a:

  1. identificar níveis de sobre compra e sobre venda
  2. antecipar reversões por meio de divergência com o preço

1. níveis de sobre compra e sobre venda

Podemos utilizar o MFI para identificar níveis de sobre compra e sobre venda, onde são dadas indicações de compra ou venda de uma ação:

Valor do Índice de Fluxo de Dinheiro:

    • Acima de 80: sinal de sobre compra, indicando momento de venda da ações
    • Abaixo de 20: sinal de sobre venda, indicando momento de compra da ação

Estes níveis são atingidos após grandes variações no preço de um ativo, que em gral são acompanhados de exageros, que deverão ser corrigidos no curto prazo.
ccccc
Combinando  MFI com outros indicadores

O Money Flow Index é um indicador de dinâmica que combina volume e preços para medir a pressão de compra e venda de um título. É também conhecido como o RSI ponderado por volume, pois considera o volume, mas usa uma fórmula semelhante ao RSI para seu cálculo. A MFI fornece os melhores resultados quando usada para identificar possíveis zonas de reversão.

Geralmente, uma leitura acima de 80 sinais superou as condições do mercado, enquanto uma leitura abaixo de 20 sinais superestimou as condições do mercado. Os comerciantes também podem usar níveis mais rigorosos, como 90 para condições de sobrecompra e 10 para condições de sobrevenda, embora o indicador raramente atinja níveis tão extremos.

Assim como qualquer outro indicador de momento, a MFI deve ser usada em combinação com outros sinais de confirmação, como padrões de vela, padrões gráficos, linhas de tendência e canais.